quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O que não é Educação pela Comunicação

Eu tinha 19 anos, era estudante de jornalismo e fui estagiar na CIPÓ, uma organização não-governamental que trabalha com educação pela comunicação, e a idéia de levar jornal, rádio e vídeo para a escola já não era novidade. Hoje eu tenho 30 (abafa o caso), voltei a trabalhar na CIPÓ e... ainda tem gente chamando Educação pela Comunicação de "nova" metodologia de ensino-aprendizagem.

Educar pela Comunicação não é novidade. Também não é a solução para todos os problemas que a educação enfrenta atualmente, vale lembrar. Existem muitas experiências bem sucedidas usando novas tecnologias, e também usando a arte, peças de Lego ou Educação Ambiental. Tudo porque não é mais factível falar, em nossa época, em uma solução para a educação.

Então, já temos um esboço de resposta à vista: a Educação pela Comunicação é uma das respostas possíveis para os desafios da educação do nosso tempo. Não é uma novidade, mas não seria errado dizer que ela se atualiza constantemente, graças à velocidade estonteante com que as Novas Tecnologias nos atropelam dia após dia. E, principalmente, é uma metodologia desestabilizadora da ordem da sala de aula - o que é bom, mas pode provocar caos suficiente para que se desista da proposta na primeira tentativa... mas isso já é assunto para outro post. :D

Nenhum comentário: